Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Karin Fabiane Blaskovsky
Série: 8ª série (9ª ano)
Assunto: Crase
Objetivos: - Compreender o uso da crase em diferentes funções;
- Identificar o uso inadequado da crase no dia-a-dia.
Recursos: Quadro, Livro Didático, Laboratório de Informática, Datashow, Máquina Digital, Jornais, Imagens
Desenvolvimento:
1ª Aula: Explanação sobre acento grave e fusão de A+A= À , com frases no quadro para que os alunos completem se ocorre o uso ou não. A partir desses exemplos, breve explicação de uso.
2ª aula e 3ª aula: Divisão de grupos. Os alunos são encaminhados para a sala de informática onde cada equipe recebe algumas regras e produzem cartazes usando o “GLOG/GLOGSTER”, utilizando vídeos, imagens, músicas, etc.
http:www.glogster.com/edit/glog/?action=glogs_create
4ª aula: Apresentações dos cartazes com recursos do “GLOGSTER”. Atividade para casa: Fotografar ou achar jornais ou imagens usos da crase.
5ª aula: Exercícios online no laboratório de informática: http://www.graudez.com.br/portugues/crase1.htm
Obs: Para essa aula os alunos devem trazer as imagens para o professor publicá-las no Blog.
6ª aula: Os alunos acessam o Blog onde foram postadas as imagens e comentam o uso se está certo ou não e por que.
Avaliação: Produção de Cartazes GLOGSTER, Participação nos comentários e Interesse.
Mto bom esse planejamento sobre a crase, só uma dúvida sobre o assunto: "Frango a passarinho" é com crase ou sem?????????
ResponderExcluirbjssss
Karin
ResponderExcluirGostei muito da maneira como planejou sua sequência didática. Os alunos são desafiados através de exercícios, produção de fotos ou coleta da imagens e a elaboração do cartaz virtual. Desta forma, as aulas serão atrativas e os alunos não ficam passivos diante das informações apresentadas somente pelo professor passando a ser agentes ativos do processo de produção de conhecimento.
Continue desenvolvendo seu blog, os alunos vão gostar de utilizar mais este recurso didático.
Abraços
Professora Gládis